TJES: Começa Hoje em Vitória o Júri dos Acusados pelo Assassinato da Colunista Social, Maria Nilce

Terça Feira, 10 de Julho de 2012


News image
 Maria Nilce, a vítima







Deve durar dois dias, conforme previsão do juiz da 1ª Criminal de Vitória, Marcelo Soares Cunha, o julgamento pelo Tribunal Popular do Júri dos acusados do assassinato da colunista Maria Nilce dos Santos Magalhães, que começará nesta terça-feira (10). O crime é um dos casos de maior repercussão do Estado, sendo um dos arrolados no banner “Por onde anda?” do Portal do TJES.
O julgamento começa com o juiz Marcelo Cunha interrogando os réus, o ex-policial civil Romualdo Eustáquio da Luz Faria, o Japonês, e o ex-policial militar Cezar Narcizo. Eles são acusados de serem os executores da colunista. O Ministério Público e aos advogados de defesa não convocaram nenhuma testemunha. Os advogados são Lígia Simone Costa Calado Dornela Câmara, que defende Japonês, e Jorge Benedito Florentino de Brito, que defende Cezar Narcizo.
O julgamento será realizado pela Justiça capixaba depois de 23 anos do crime, ocorrido em 5 de julho de 1989. Inicialmente marcado para o dia 16 de junho, o júri sofreu mudança de data devido à solicitação de inclusão, nos autos do processo 024910032226, da advogada Lídia Simone Câmara, de Brasília, na defesa de Romualdo Eustáquio.
O Caso
Maria Nilce foi assassinada aos 48 anos, em 5 de julho de 1989, pela organização que ficou conhecida no Espírito Santo como “Sindicato do Crimes”. Ela estava chegando à Academia Corpo e Movimento, na rua Aleixo Neto, Praia do Canto, em Vitória, por volta das 7 horas, em companhia de sua filha.
Críticas e ameaça de anunciar envolvidos com tráfico de drogas, feitas na coluna social que escrevia para o Jornal da Cidade, seriam as causas do assassinato. A Polícia Federal apontou como mandante o empresário José Alayr Andreatta, que já foi condenado pelo júri e está foragido da Justiça. Ele teria contratado Japonês, que, por sua vez, teria subcontratado os pistoleiros José Sasso e Cezar Narciso.
Sasso, que morreu envenenado na prisão, era acusado também de ser um dos assassinos do prefeito Anastácio Cassaro, de São Gabriel da Palha. Outro acusado no caso Maria Nilce foi o piloto Marcos Egydio Costa, que deu fuga em seu avião aos pistoleiros. Ele ia também a julgamento junto com Japonês e Narcizo, mas acabou sendo assassinado no dia 27 de janeiro deste ano, em Jacaraípe, na Serra, dentro de seu estabelecimento comercial.




Fonte: Teto e imagem do Portal do TJ-ES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB