Política: Convenções e Promessa de Refrega Judicial Movimentam os Bastidores em Teresina

Domingo, 01 de Julho de 2012



Convenções homologam mais 
de 200 candidatos em Teresina

clique para ampliar

Coligação PTB/PMDB é a mais beneficiada com tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisao



Realizadas as convenções e definidas as alianças e candidaturas, os partidos agora contabilizam o tempo de televisão para planejar a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. O PTB e PMDB saem na frente com o maior tempo de propaganda - o prefeito Elmano Férrer (PTB) e seu vice Marllos Sampaio (PMDB) terão entre onze e doze minutos para fazer campanha nos meios de comunicação.
O PSDB e PSD, de Firmino Filho e Ronney Lustosa, terão o segundo maior tempo entre os partidos que disputam a Prefeitura de Teresina. Segundo cálculos do cientista político Washington Bonfim, um dos coordenadores de campanha do PSDB, a coligação terá em média oito minutos de propaganda no radio e na televisão. O tempo dos tucanos foi acrescido com a aliança feita com o PSD e o DEM, porque o tempo é determinado pelo número de representantes de cada partido no Congresso Nacional.  O PSD só foi conhecer a estrutura de tempo e fundo partidário nesta semana, depois de uma decisão do Supremo Tribunal Federal.
O PT, que tem a maior bancada no Congresso Nacional, terá cerca de cinco minutos. O partido perdeu na propaganda dos veículos de massa, porque resolveu lançar chapa pura. O senador Wellington Dias tem o deputado estadual Cícero Magalhães como candidato a vice-prefeito. 
O PSB, que apresentou o nome de Beto Rego como candidato a prefeito, e se coligou com PCdoB, tendo o cantor Lazaro do Piauí, como candidato a vice, terá também tempo de propaganda eleitoral semelhante ao do PT - algo em torno de cinco minutos. Agora, vencida a etapa das convenções partidárias, os partidos ou candidatos tem até o dia 7 para o registro das candidaturas ou coligações junto ao cartório eleitoral. O prazo, dado pela Justiça Eleitoral, é até às 19 horas, sendo que neste período os cartórios eleitorais funcionam em regime de plantão. A partir do dia 6 está liberada a propaganda eleitoral. No entanto, somente a partir do dia 21 de agosto está autorizada a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Segundo o calendário eleitoral, no dia 2 de outubro será o ultimo dia para a realização de debates no rádio e na televisão, porque as eleições neste ano acontecem no dia 7 de outubro. 











&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&








Partido de oposição entra na justiça para descartar candidatura de Elamno Férrer

Domingo, 01 de Julho de 2012
Grupo de advogados chegaram neste fim de semana em Teresina , representado os partidos de oposição para impetrarem ação na Justiça Eleitoral contra o registro da candidatura de reeleição do prefeito Elmano Férrer, escolhido ontem como candidato pelo PTB.
Os partidos de oposição descobriram que no primeiro mandato, o ex-prefeito Silvio Mendes (PSDB) viajou para a China e quem assumiu o cargo de prefeito foi seu vice, Elmano Férrer.
Há dois anos quando Sílvio Mendes deixou a prefeitura de Teresina, para disputar o governo do Piauí, Elmano Férrer, assumiu a prefeitura de Teresina, onde exerce o cargo de prefeito até hoje.
A ação impetrada por partidos de oposição tem como base uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que restringe a candidatura de ex vice-prefeitos que assumiram cargo de titular temporariamente, seja por qual razão, sendo que somente poderá ser candidato ao cargo de prefeito, por um mandato subsequente.
Esse acórdão teve como relator o ministro Arnaldo Versiani que se deu em resposta à consulta de número 1699-37.2011.6000, feita pelo Senador Paulo Bauer (PSDB) de Santa Catarina.
O acórdão foi julgado por unanimidade e encaminhado à todos Tribunais Regionais do País, cuja ementa regerá as eleições de 2012. O acórdão será publicado nesta segunda-feira (02).



Fontes:/Diário do Povo e Meio Norte/efrém

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB