Pelotas, RS: Descoberto Golpe Com Dinheiro de Contas de Depósitos Judiciais

13/07/12





Pelo menos oito transações foram feitas com alvarás falsos na agência do Banrisul que se localiza no Fórum de Pelotas, região sul do Estado. De acordo com a Corregedoria do Tribunal de Justiça, que investiga o caso, dinheiro de contas de depósitos judiciais estava sendo liberado através da apresentação de documentos referentes a processos que ainda não haviam sido concluídos. A superintendência do banco calcula que o prejuízo seja milionário.

Nos alvarás constavam identidade e números de documentos falsos, porém o processo era verdadeiro. O diretor do Fórum de Pelotas, que responde pela Corregedoria, José Antonio Moraes, explica que o falsário apresentava o documento como concluído e assim conseguia ter acesso ao dinheiro, que já havia sido depositado em juízo. O esquema foi descoberto quando um alvará verdadeiro foi apresentado por um advogado e, no banco, não havia mais o dinheiro. 

— Com certeza se trata de alguém que conhece muito bem o sistema judicial e mais, alguém que tem acesso a dados dos processos. Não se descarta também a participação de funcionários do banco, já que grandes quantias foram liberadas — sustenta Moraes.

A superintendência do Banrisul abriu sindicância para apurar o caso, que está sendo conduzida pela auditoria interna e pela assessoria jurídica do banco. Ainda não se sabe de quanto foi prejuízo, porém em apenas uma das oito transações teriam sido liberados R$ 900 mil. Em nota emitida no final desta tarde, a superintendência do Banrisul afirma ter devolvido a quantia que foi liberada de forma indevida para as contas judiciais, sem que haja assim prejuízo para os beneficiários dos depósitos.

Um inquérito corre sob sigilo na Polícia Civil. Segundo a delegada Carla Kuhn, já existem suspeitos para o crime, mais de uma pessoa estaria envolvida no esquema. Estão sendo ouvidos funcionários do Fórum e da agência bancária e também as pessoas que tiveram a identidade falsificada nos alvarás. O inquérito deverá ser entregue ao poder judiciário até o final da semana que vem.








Fonte: Blog Brasil da Corrupção

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB