SUS Fornecerá Novo Tratamento para a Diabetes Tipo 1, No Ceará

A Diabetes é um problema metabólico causado pela ausência ou deficiência na produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, responsável pela absorção da glicose no sangue para as células. Existem 2 tipos: o diabetes mellitus tipo 1, caracterizado pela dependência da insulina, que deve ser injetado, e o Tipo 2, com produção insuficiente de insulina ou resistência do organismo à sua ação. O Tipo 1 ocorre em geral durante a infância e o Tipo 2, naturalmente, se desenvolve ao longo da vida madura, associada à obesidade, sedentarismo, dislipidemia e hipertensão arterial. Neste caso o tratamento é a reeducação alimentar, exercícios físicos regular, uso de medicamentos e autocontrole dos valores de açucar no sangue.  Atinge  cerca de 80% a 90% dos diabéticos, cf. ( saudeesportiva.com.br/diabetes.php). Porém, o aumento do índice da diabetes tipo 1 em crianças de todo o mundo, tem despertado a atenção das autoridades e profissionais  da área. Provocado pela insuficiência na produção de insulina, em decorrência de fatores genéticos e ambientais, a doença está se manifestando cada vez mais cedo, segundo os médicos, com incidência muita alta nos EUA e a Europa e variável na América Latina. O Ceará tem aumentado os casos da diabetes mellitus tipo  1, máxime no interior do Estado, como é o caso de Juazeiro do Norte, citado por artigosinformativos.com.br/ o_crescimento_do_diabetes_infantil_Juazeiro_do_norte_ceara-r1185040-juazeiro_do_norte_CE.html ).
 De acordo com dados da OMS - Organização Mundial de Saúde, 155 milhões de jovens estão obesos e, entre nós, 240 mil crianças  estão acima do peso.
Recentemente, o MPF - Ministério Público Federal, no Estado do Ceará, argumentando que o Estado fornece apenas a  insulina regular e a NPR, e agulhas 8 mm e 12 mm, com efeitos colaterais como tonturas e até convulsão, insuficientes  para o tratamento da diabetes tipo 1, ajuizou uma Ação Civil Pública contra a União e o SUS objetivando garantir novo tratamento médico oferecido pelo Sistema Único de Saúde, no Ceará, o qual também fornecerá canetas aplicadoras de insulina, agulhas de 5 mm de comprimento e os medicamentos glargina ( Lantus ) Detemir ( Levemir ), Lispro  ( Humalog ) e Aspart ( Novorapid ). Na decisão da 5ª vara Federal, o Juiz  João Luís Nogueira Matias, disse que o atual medicamento distribuído pelo SUS tem curta duração, sendo necessária muitas aplicações, ocasionando incômodo nos pacientes. A decisão, de 01.junho do corrente, obriga a União, o governo do Ceará e o Município de Fortaleza a fornecer os medicamentos e arcar com todos os custos. informações do site conjur.com.br e blog.opovo.com.br/blogdoeliomar).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB