Ser Empregado ou Empregador: Eis a Questão

Todos nós sabemos que as micro e pequenas empresas são excelentes oportunidades para os países promoverem a estabilidade através da sua capacidade de gerar empregos, renda e movimentação da economia. A Lei cria uma série de facilidades tributárias e de negócios, como o tratamento diferenciado em licitação pública, por exemplo. O microempresário tem mais agilidade e flexibilidade de ação. Segundo a lei complementar 123/06( Estatuto Nacional da Micoempresa e da Empresa de Pequeno Porte - LCMEPP ), considera-se empresa de pequeno porte o empresário ou pessoa jurídica, ou a ela equiparada, que obtenha, em cada ano-calendário, receita bruta superior a R$ 240.000,00 e igual ou inferior a R$ 2.400.000,00. Sendo optante do SIMPLES( regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido às pequenas empresas) pagará alíquota que varia de 3 a 12% sobre o faturamento. Não optante, - empresa normal, digamos - paga uma carga enorme de impostos mais encargos trabalhistas. Agora mesmo leio notícia no globo.com/economia dando conta de que 200 mil empreendedores individuais não entregaram a declaração  Declaração Anual do Simples Nacional à Receita Federal e í, como se sabe, arcarão com multa de 2% sobre a quantia declarada, limitados a 20%, no valor mínimo de 50,.Empreendeor Individual é o mecanismo criado pela  lei complementar nº 128/08, que permite a formalização de trabalhadores por conta própria: ser patrão de si mesmo.
Todavia, se você está na dúvida e necessita do dinheiro certo entrando no final do mês, ser empregado com carteira assinada parece ser a opção correta. A empresa exigirá assiduidade, mas você terá garantido o salário todo final do mês, além de uma série de outros  benefícios. Porém, neste caso, e na maioria deles, faz diferença possuir diploma de curso superior e se encontrar atualizado com curso de aperfeiçoamento, especialização na área, noções de informática suficiente para o trabalho. Se dominar outro idioma, conquistará pontos, e aumento de salário por conta da proximidade da chegada de estrangeiros e sobretudo neste período que antecede Copa do Mundo e as Olímpiadas. A concorrência é grande, em qualquer situação, e estar preparado faz parte do jogo. A imprensa noticia que 130 mil vagas devem ser abertas no setor de Hotelaria e Bares no Rio de Janeiro( estadao.com.br ) visando estes dois eventos, mas vem esbarrando na falta de quadro. É que para aquelas funções que exigem menor grau de instrução, como cozinha,  limpeza, etc., normalmente ocupados por nordestinos, há escassez de mão de obra, porque muitos estão retornando para seus Estados de origem.  Algumas capitais nordestinas, ressalve-se, serão sede de chave na Copa do Mundo e, outras, sub-sedes. A boa notícia que se faz é que com isto ocorrendo os donos de hotéis e bares já estão aumentando o salário do setor com vistas a segurar o pessoal.
Ser empregador requer qualidade, esforço, dedicação e, sobretudo, conhecimento do ramo que pretende investir; ser empregado é ter direito férias, 13º salário, fgts, seguro-desemprego e outras garantias conquistadas  por sua categoria.
Em tempos de juros altos, agora retornando vorazmente, não custa sopesar os prós e contras.

Tom Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMOSOS Após hacker vazar nude de Luísa, Whindersson faz piada, mas lamenta: “Danos irreparáveis”

Dois alvos: a história da mulher que prometeu ficar nua e a mosca que pousou na testa de Obama...

TJ-RJ Dá Posse a Jovem Desembargadora Em Vaga da OAB